A garota ideal
- Sophia Eugênia Vieira
- 30 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

Quando algum filme ou série me tocam de alguma forma, gosto de compartilhar. Adoro quando recebo boas indicações também.
Alguns filmes me trouxeram importantes transformações ao longo da vida, outros grandes turbulências e, outros, de tão intensos (traumáticos?), ainda reverberam em mim, inesgotáveis em seus sentidos.
“A garota ideal” (Lars and the real girl, 2007) é um filme surpreendentemente delicado e comovente. Pude vê-lo ontem mesmo e, por isso, ainda está fresquinho na mente e quentinho no coração.
Lars, interpretado por Ryan Gosling, é um homem solitário e introvertido com um importante sofrimento emocional e na sociabilidade.
O filme é uma comédia dramática onde Lars desenvolve um relacionamento romântico com uma boneca realista.
Apesar da parte cômica, o filme gera profundas reflexões sobre empatia, idiossincrasias - ou a expressão da diversidade humana, a complexidade e as excentricidades de cada um, e, principalmente, sobre o poder de cura de uma comunidade.
Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial dedicada à defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Essa luta busca combater a ideia de isolamento como forma de tratamento, que é baseada em preconceitos acerca da doença mental. O movimento ressalta que essas pessoas têm direito à liberdade, à inclusão na sociedade e a receber cuidados e tratamentos, sem perderem sua condição de cidadãos.
Numa feliz coincidência o filme me fez refletir sobre a força da inclusão para toda uma sociedade.
Lars perdeu a mãe no parto e foi criado por um pai deprimido. O contato físico era evitado porque lhe causava angústia e dor, o que era amenizado pelo uso de camadas e camadas de roupas. Bianca, a boneca, foi a linguagem particular e o caminho criativo, ainda que delirante, criado por Lars para elaborar os medos que tinha, os lutos que não havia feito e os afetos que não era capaz de expressar. Além de ter sido o caminho para outras revelações, tocando e transformando demais membros da comunidade.
Comentários